Olá a todos!
Certamente não é novidade que as pesquisas cada vez mais apontam semelhanças entre o comportamento de pessoas “viciadas” em redes sociais e pessoas que possuem alguma dependência química.
Agora, um novo estudo realizado por cientistas norte-americanos com utilizadores obcecados pelo uso da rede social Facebook revela que estes indivíduos possuem tendências similares às pessoas que abusam de drogas como heroína.
As perguntas incidiam sobre o que que estes indivíduos faziam antes de usar a aplicação e o que sentiam quando não podiam utiliza-lá; quantas e como foram as tentativas de deixá-la e de que maneira as redes sociais afetam o quotidiano de trabalhos e estudos. Em seguida, os participantes foram sujeitos a um método amplamente utilizado por psicólogos, Iowa Gambling Task, que avalia tomadas de decisão e comportamentos de risco. A tarefa envolve a identificação de padrões de resultados em baralhos de cartas para escolher o melhor deck possível. Os cientistas descobriram que as pessoas com pior desempenho na seleção dos decks passavam demasiado tempo nas redes sociais e os que se saíram melhor não eram tão dependentes destas aplicações.
As pessoas que abusam de drogas têm resultados semelhantes no Iowa Gambling Task aos viciados em redes sociais mostrando assim a mesma falha na tomada de decisões, segundo o estudo.
Por isso é importante gerir bem o tempo que passamos na Internet pois tem um grande impacto na nossa vida.
Referências:
- https://www.business-standard.com/article/technology/addicted-to-facebook-twitter-here-s-what-a-new-study-has-to-say-119011100319_1.html - consultado a 11/01/2019
- Imagem: https://www.thrillist.com/health/nation/facebook-addiction-signs-youre-addicted-to-social-media# - consultado a 11/01/2019
Sem comentários:
Enviar um comentário