sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Formatos para guardar imagens digitais

Olá a todos!


Hoje vamos falar sobre formatos para guardar os ficheiros de imagens digitais.


Os ficheiros de imagens digitais podem ser codificados em variados formatos e necessitam de vários programas com a capacidade para ler e guardar nesses formatos.
Esses programas de computador estão genericamente divididos em:
  • Programas bitmap (imagem). O formato bitmap é baseado num mapa de bits.
  • Programas vetoriais (gráficos ou desenho). O formato vetorial baseia-se em fórmulas matemáticas.



Compressão/técnicas de compressão com perdas em sem perdas

A compressão de imagens consiste em reduzir a repetição dos dados, de forma a armazenar ou a transmitir esses mesmos dados de forma eficiente e pode ser dividida em dois :


  • Compressão sem perdas: quando a compressão, seguida pela descompressão, preserva integralmente os dados da imagem. A compressão dos dados é realizada através de algoritmos e a informação obtida após a descompressão é idêntica à informação original (antes de ser comprimida).
  • Tipos de compressão sem perda de dados: GIF, PNG, JPEG 2000, TIFF.

  • Compressão com perdas: quando a compressão, seguida pela descompressão, conduz à perda de alguma informação da imagem (que pode ou não ser aparente ao sistema visual humano). A imagem descomprimida terá uma qualidade inferior à imagem original.
  • Tipos de compressão com perda de dados: BMP, JPEG, Fractal compression, Wavelet compression.

Imagem relacionada





Formatos de ficheiros de imagem Bitmap


A informação de uma imagem bitmap pode ser guardada numa grande quantidade de formatos de ficheiros, tais como:

  • BMP (Bitmap) - É um formato muito conhecido e utilizado, devido ao programa de pintura do Windows, o Paint. É o formato mais comum e não inclui, até ao momento, nenhum método de compressão.

  • GIF (Graphics Interchange Format) - É um formato com compressão sem perdas, conservando a qualidade quando é alterado o seu tamanho original. Os ficheiros ocupam um pequeno espaço no computador, sendo perfeitos para o desenvolvimento de páginas para a Internet. Não suporta mais do que 256 cores (8 bits de cor) e é lido por muitos programas, sendo muito popular na Web devido a particularidades como a transparência, a animação e o entrelaçamento.
  • Uma imagem entrelaçada no formato GIF é visualizada no browser com uma resolução crescente à medida que vai sendo carregada (este é sem duvida o nosso formato predileto e portanto deixamos aqui em baixo dois dos nossos GIFs favoritos da saga Harry Potter).






    • JPEG (Joint Photographic Experts Groups) - Trata-se de um formato muito popular para compressão de ficheiros, apesar de apresentar vários níveis de compressão com perdas, implicando a perda de informação, o que consequentemente, diminui a qualidade da imagem.A compressão deste formato baseia-se na eliminação de informações redundantes e irrelevantes, ou seja, na repetição da mesma cor em pontos adjacentes ou de cores semelhantes não diferenciadas a olho nu.
    • É um formato especial para trabalhar em páginas Web, apesar da perda de qualidade da imagem, pois são ficheiros que ocupam pequenos espaços e, às vezes, menores do que os do formato GIF.

    • PDF (Portable Document Format) - É um formato criado com o programa Adobe Acrobat, sendo muito usado para converter e comprimir de forma substancial documentos de texto e imagens aquando da necessidade de enviar, para leitura, esta informação para outros dispositivos, desde que o outro dispositivo tenha instalado o Adobe Reader ou outro programa que permita a leitura deste formato.

    • PNG (Portable Network Graphics) - O PNG é um formato com compressão sem perdas, que substitui o formato GIF para a Web, suportando uma profundidade de cor até 48 bits, mas não comporta animação. No entanto, possui maior transparência e maior qualidade, ocupando um espaço mais pequeno que os ficheiros GIF.

    • TIFF (Tagged Image File Format) - Trata-se de um formato sem compressão, que é muito utilizado em programas bitmap de pintura e edição de imagem e com software de digitalização. É o maior formato em tamanho e o melhor em qualidade de imagem, sendo por isso ideal para o tratamento da imagem antes de esta ser convertida para qualquer outro formato. Por norma, os programas de desenho não utilizam este formato, no entanto, programas de composição de texto permitem a importação de ficheiros com esta extensão. 



    Formatos dos ficheiros de imagem vetorial

    A informação de uma imagem vetorial pode ser guardada numa grande quantidade de ficheiros, tais como:


    • CDR (CorelDRAW) - É o formato utilizado na aplicação CorelDRAW. É um programa de desenho vetorial bidimensional para design gráfico. É um aplicativo de ilustração vetorial e layout de página que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos: desenhos artísticos, publicitários, logótipos, capas de revistas, livros, CDs, imagens de objetos para aplicação nas páginas de Internet (botões, ícones, animações gráficas) confeção de cartazes.

    • SXD (OpenOffice.Org DRAW) - Possui uma ferramenta para criar e editar desenhos, fluxogramas, cartazes, logótipos por exemplo, seguindo o mesmo conceito do CorelDraw, só que gratuito e também com grande qualidade, suportando a inclusão de imagens, gráficos, desenho de vetores e formas geométricas, textos, filmes, sons.

    • SVG (Scalable Vector Graphics) - Trata-se de uma linguagem XML para descrever de forma vetorial desenhos e gráficos bidimensionais, quer de forma estática, quer dinâmica ou animada. Umas das principais características dos gráficos vetoriais, é que não perdem qualidade ao serem ampliados.

    • PS (PostScript) e EPS (Encapsulated PostScript) - São reconhecidos por quase todos os programas de edição de texto ou de imagem que suportam imagem vetorial.
    • PS: É uma linguagem de programação especializada para visualização de informações, ou uma linguagem de descrição de páginas, originalmente criada para impressão e posteriormente modificada para o uso com monitores. A linguagem fornece uma máquina de pilha e comandos específicos para o desenho de letras e figuras, incluindo comandos de traçado e formas de representação de imagens.

    • WMF (Windows Meta File) - É um formato de arquivo gráfico do Sistema Microsoft Windows. Estes arquivos são portáveis entre as aplicações e possuem no seu conteúdo a característica gráfica vetorial, que ao ser visualizado mantém as características originais de imagem mesmo quando é ampliada.



    Esperamos que tenham gostado e vemo-nos no próximo post!



    Referências: 

    • https://pt.wikipedia.org/wiki/Compress%C3%A3o_sem_perda_de_dados - consultado a 14/11/2018
    • https://pt.wikipedia.org/wiki/Compress%C3%A3o_com_perda_de_dados - consultado a 14/11/2018
    • https://greeceintech.wordpress.com/2014/11/14/carateristicas-dos-formatos-dos-ficheiros-do-tipo-vetorial/ - consultado a 16/11/2018
    • Apontamentos fornecidos pela professora.
    • Imagem: https://abertoatedemadrugada.com/2018/01/google-procura-compressao-de-imagens.html - consultado a 14/11/2018
    • GIF:
    • https://media1.giphy.com/media/OUwzqE4ZOk5Bm/giphy.gif?cid=3640f6095bedbdd7646b695a4de77797 - consultado a 14/11/2018
    • https://media1.giphy.com/media/lbwXYLBpuksnu/100.webp?cid=3640f6095bedc0244e53394b63f4efe5 - consultado a 14/11/2018



    Sem comentários:

    Enviar um comentário