quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Introdução à Teoria da Interatividade



Olá a todos!

Hoje vamos abordar o tema da Interatividade e alguns aspetos relacionados coma mesma.

A ideia de Interatividade está presente no nosso quotidiano, seja na TV, no telemóvel, ou até mesmo nos brinquedos das crianças. O conceito de Interatividade vai para além do conceito de interação, onde existe uma separação entre quem emite e quem recebe a mensagem.
Num ambiente virtual, este conceito define-se pela possibilidade de o utilizador dar instruções ao sistema através de ações efetuadas neste e nos seus objetos. O sistema, em função destas ações, transforma-se e adapta-se permitindo ao utilizador desfrutar de novas situações. Por exemplo, o utilizador pode movimentar-se num ambiente virtual e a cada movimento, o sistema atualiza a imagem do ambiente correspondendo a uma nova perspetiva. 


  • Realidade Virtual
A Realidade Virtual (VR) baseia-se em ambientes simulados por computador ou uma recriação de um ambiente real. O utilizador pode experienciar este ambiente como se fizesse parte dele. São utilizados vários equipamentos que estimulam os sentidos, como a visão e a audição, permitindo ao utilizador uma experiência próxima da realidade. Para além da industria dos jogos e entretenimento, esta tecnologia pode ser utilizada para treino de militares, simulação e treino de aviões, entre outros.

Imagem relacionada
Fig 1 - Head-Mounted Display e luvas de dados

  • Realidade Aumentada
A Realidade Aumentada (AR) é um ambiente que envolve elementos do mundo real e realidade virtual. Desta forma cria um ambiente misto em tempo real, com recurso por exemplo a câmaras digitais que os dispositivos possuem, onde a interação entre o utilizador e os elementos virtuais é mais intuitiva. Um dos exemplos mais populares do uso da Realidade Aumentada é o jogo Pokémon Go, mas há imensas aplicações disponíveis tanto para Android como para IOS que nos permitem explorar este tipo de realidade, como a aplicação Augment. Além do entretenimento, pode também ser utilizada no ensino, medicina, entre outros. 


Resultado de imagem para pokemon go iphone
Fig 2 - Jogo Pokémon Go
Fig 3 - Aplicação Augment

Exemplo da utilização da Realidade Aumentada na Medicina/Ensino


Esperamos que tenham gostado e vemo-nos no próximo post!

  • Webgrafia:
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_virtual - consultado a 01/10/2018
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_aumentada - consultado a 01/10/2018
  • https://www.tudocelular.com/android/noticias/n122313/apps-realidade-aumentada-android-ios.html - consultado a 01/10/2018~
  • Imagens :
  • https://techcrunch.com/2015/06/23/manus-machina-is-building-gaming-gloves-for-vr/?guccounter=1 - consultado a 01/10/018
  • https://techcrunch.com/2016/06/10/i-played-the-new-pokemon-go-for-iphoneandroid-and-its-awesome/ - consultado a 03/10/2018
  • https://www.augment.com/blog/best-3d-model-month-2/ - consultado a 03/10/2018


Sem comentários:

Enviar um comentário